Imagem capa - Fotos posadas com pais e padrinhos: Devo fazê-las? por Foto Nahas
Dicas de Casamentos.

Fotos posadas com pais e padrinhos: Devo fazê-las?

Antes da cerimônia, os noivos mal conseguem se controlar de tanta ansiedade e emoção por estarem prestes a viver um dos momentos mais especiais de suas vidas. É tanto carinho de pessoas queridas, foram tantos meses de preparativos que, tudo o que eles querem é comemorar e celebrar esse amor tão lindo. Apesar da euforia para finalmente brindar esse dia tão especial e curtir a festa com os seus convidados, existem as tradicionais fotos posadas com os pais e padrinhos. Essa é uma dúvida muito frequente entre os casais: afinal, eu preciso mesmo dedicar um tempo a esse momento ou posso ir direto para a festa do casamento? 

Muitos noivos me pedem para pular esse tipo de foto, pois eles gostam só de fotos espontâneas e não querem perder tempo”.  Apesar de parecer um pouco burocrático, são fotos que ficarão documentadas para sempre, especialmente para as próximas gerações. Para aqueles casais que não vêm a hora de curtir a festa de casamento, a nossa dica é tente otimizar o tempo e garantir as clássicas fotos de uma maneira leve – e até mesmo divertida. “Eu já explico na minha primeira reunião com os noivos a importância deste momento.



FOTO NAHAS     FOTO NAHAS

         

Abaixo, um bate-papo super leve, descontraído e cheio de informação com tudo o que você precisa saber sobre fotografias posadas no dia do casamento. Vamos lá, noivinhas?

Mesmo em casamentos mais leves e descontraídos, é essencial que os noivos façam as tradicionais fotos posadas? Por que?

As fotos pousadas de pais e padrinhos nada mais é do que um registro da família, ou melhor, da união de duas famílias. Isso já faz dele um momento muito importante. Uma forma dos noivos refletirem sobre esse momento é: não pense na importância desta foto para hoje. Pense nela daqui uns 20 ou 30 anos e reavalie a sua importância, elas viram um documento muito importante das próximas gerações da sua família. 

Em geral, qual é o tempo gasto para produzir as imagens com a presença de noivos, pais, padrinhos? Como funciona a logística?

Em todos os casamentos que eu fotografo, sempre envio para os noivos um briefing com algumas perguntas. Uma das perguntas é: como gostariam de fazer as fotos de pais e padrinhos. Por exemplo, elas seriam na própria mesa do bolo ou num local externo, casal por casal, a noiva com as madrinhas, etc. Com essas informações pré-definidas eu ganho tempo no ensaio, ao invés de ficar pensando na hora o que fazer. Não demoraria mais que 15 a 20 minutos. Eu compartilho com a cerimonialista/assessora e elas sempre me ajudam na logística das fotos sugeridas. Vale ressaltar que os noivos têm total liberdade de mudar essas pré definições que foram combinadas no briefing.

Essas fotos são produzidas em que momento: logo depois da cerimônia, quando os noivos chegam no salão, antes ou depois do ensaio pós-cerimônia do casal?

Sugiro sempre logo após a cerimônia. Neste momento, os convidados vão chegando e se acomodando no salão, é o tempo ideal para fazer o ensaio com os pais e padrinhos. Em seguida, fotografamos só os noivos. Nesta sequência, as fotos são quase sempre em ambientes externos.

 Quando os noivos optam por fazer as tradicionais fotos posadas junto à mesa do bolo, a logística é um pouco diferente. O ideal seria fazer a sessão dos noivos antes deles entrarem no salão. Assim que eles fazem a entrada, dirigimos para a mesa do bolo para dar sequência das fotos pousadas. Do meu ponto de vista, o ponto negativo seria que a mesa de doces carrega muita informação e fica difícil dar destaque para os noivos, seus pais e padrinhos



     FOTO NAHAS


Quais são os cenários preferidos para as fotos posadas? 

Percebo uma forte influência das fotos pousadas serem em uma área verde, já que o ambiente ao ar livre dá um destaque maior às pessoas e aos vestidos da noiva e das madrinhas. Em casamentos realizados à noite, os cenários com luzinhas são super charmosos. Apesar de ser bem tradicional, as fotos posadas à frente da mesa do bolo já não é uma das preferidas dos noivos. É um tipo de foto que todos já esperam e eles querem algo diferente e que seja único no casamento deles.

Quais seriam as principais dicas para transformar esse momento em algo divertido, rápido, descontraído e prazeroso?

Eu gosto de começar fazendo as fotos descontraídas com todos juntos. Assim vamos quebrando o gelo de todos. Na sequência, fotografamos as fotos de casal por casal, assim eles ficam mais relaxados.

Como o estilo do fotógrafo também pode influenciar num resultado mais bonito e surpreendente ao registrar esse momento?

Eu sou um fotógrafo documental e não gosto de interferir em nenhum momento do casamento. Nunca pedirei um sorriso, esses acontecimentos existem no casamento, só basta você encontrá-los. Se você pedir um sorriso, perde o encanto. Durante o ensaio com noivos, pais e padrinhos, é o único momento que não posso deixar de dirigir, pois preciso da conexão deles comigo.

Para seus clientes, quais seriam algumas dicas em relação ao registro tradicional com pais e padrinhos, o que você costuma dizer a eles?

Não deixem de fazer essas fotos. Como vocês podem ter visto, elas não demandam muito tempo. Seus pais vêm de uma geração da fotografia mais clássica do casamento, eles já esperam pelas fotos pousadas. Podem ter certeza que já devem ter um porta retrato esperando para expor essa foto. Para os padrinhos, vocês podem retribuir o agradecimento fazendo o contrário, dando de presente um porta-retrato de uma foto com eles do ensaio. Fica mais alegre se for uma foto descontraída com todos os padrinhos. Resumindo: as fotos de pais e padrinhos seria uma forma de agradecimento para essas pessoas, já que elas foram muito bem escolhidas por vocês. Permitam-se, elas fazem a diferença!



     FOTO NAHAS



     FOTO NAHAS